03 setembro 2009

Gott ist tot

“E que faz o santo no bosque?” — perguntou Zaratustra.

O santo respondeu: “Faço cânticos e canto-os, e quando faço cânticos rio, choro e murmuro.

Assim louvo a Deus.

Com cânticos, lágrimas, risos e murmúrios louvo ao Deus que é meu Deus. Mas, deixa ver: que presente nos trazes?”.

Ao ouvir estas palavras, Zaratustra cumprimentou o santo e disse-lhe: “Que teria eu para vos dar? O que tens a fazer é deixar-me caminhar, correndo, para vos não tirar coisa nenhuma”.

E assim se separaram um do outro, o velho e o homem, rindo como riem duas criaturas.

Quando, porém, Zaratustra se viu só, falou assim, ao seu coração: “Será possível que este santo ancião ainda não ouvisse no seu bosque que
Deus já morreu?”

Friedrich Nietzsche, Assim falava Zaratustra

3 comentários:

  1. quando era mais miúda dizia que os meus deuses eram o futebol clube do porto e "o senhor dos anéis". acho que isto acaba por ser uma explicação bem clara do que é deus.

    [meu caro:
    1. tens o livro?
    2. é emprestável?]

    ResponderEliminar
  2. ah! o futebol deve ter sido inventado para substituir a religião. o novo "ópio do povo"

    ResponderEliminar
  3. (não tenho o livro, requisitei-o na biblioteca...)

    ResponderEliminar